DUDU LIMA

www.dudulima.com

Dudu Lima (contrabaixista, compositor e arranjador), é um virtuose instrumentista mineiro e destaque da música instrumental brasileira contemporânea.

Seu grupo o Dudu Lima Trio, um dos mais respeitados grupos instrumentais em atividade no país, é formado por Dudu Lima (contrabaixo, arranjos e direção musical), Ricardo Itaborahy (piano, teclados e vocais) e Leandro Scio (bateria e percussão), e com sua sonoridade inovadora tem encantado as platéias por onde passa de norte a sul do país.

Ao vivo no palco do Blue Note Rio, o Dudu Lima Trio, abre em março de 2018 a nacional de lançamento do CD autoral “Dudu Lima – Som de Minas” e do DVD “Dudu Lima – Clássicos”, composto por releituras com nova roupagem em arranjos instrumentais com a assinatura do Dudu Lima Trio, para grandes clássicos da música brasileira e internacional de todos os tempos.

Em constante trabalho de pesquisa musical, o artista prepara-se para a gravação de seu próximo álbum, o DVD “Dudu Lima Trio – Som de Minas ao vivo”, e desenvolve o projeto especial onde mostra toda a sua versatibilidade:

Dudu Lima Trio “In Blues”, especialmente criado para o "Ibitipoca Blues Festival”, um dos maiores Festivais do país.

Engajado na causa da preservação ambiental, Dudu Lima desenvolve parceria com o Projeto TAMAR de proteção as tartarugas marinhas tendo lançado o CD “Milton Nascimento e Dudu Lima Trio - Tamarear”, gerado a partir de uma turnê de shows nos palcos do TAMAR em Fernando de Noronha – PE, Praia do Forte – BA, Aracaju-SE, Florianópolis – SC e Ubatuba-SP.

Em sua trajetória, Dudu Lima tem se apresentado em alguns dos mais nobres palcos do país como entre muitos outros podemos destacar:

Museu de Arte da Pampulha, Cine Theatro Brasil, Festa da Música e Praça do Papa em Belo Horizonte, Theatro Municipal de São Paulo, Teatro Anchieta e Virada Cultural SP, Circo Voador, Teatro Carlos Gomes, Teatro Rival e Viradão Carioca no Rio de Janeiro, Projeto Tamar - Circuito nacional, além de participar de alguns dos maiores Festivais de Jazz e Blues no país, sempre com sucesso de crítica e platéias extasiadas.

Apresentou-se em duo com o guitarrista norte americano Stanley Jordan, no Teatro do Centro Cultural de Belém em Lisboa com matéria na TV Globo-Portugal disponível no link: http://youtu.be/X7TvKfI9khM.

Teve dois especiais de televisão exibidos em rede nacional: ” DUDU LIMA AO VIVO” gravado no Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte - Rede Minas, e DUDU LIMA no Instrumental SESC Brasil gravado ao vivo Teatro Anchieta em São Paulo.

Contou em sua discografia composta por 10 CDs, 6 DVDs, além de uma edição em Vinil LP exclusiva para colecionadores, e turnês pelo país e exterior, com as participações especiais de grandes nomes da música brasileira e internacional, como, entre outros :

Milton Nascimento, João Bosco, Wagner Tiso, Toninho Horta, Jean Pierre Zanella (Canadá) e Stanley Jordan (USA)

Discografia

2000 - “Regina” (CD)
2003 - “Nossa História” (CD)
2007 - “Dudu Lima - 20 Anos de Pura Música” (CD / DVD)
2009 - “Dudu Lima - Ouro de Minas” (CD / DVD)
2010 - “Dudu Lima - Cordas Mineiras” (CD / DVD)
2012 - “Dudu Lima Trio - Ao Vivo no Cine Theatro Central” (CD, DVD, Vinyl LP)
2013 - “Dudu Lima Trio - Clássicos” (CD)
2014 - “Dudu Lima - Ouro de Minas 2 - Gran Circo” (CD/ DVD)
2016 - “Dudu Lima Trio e Milton Nascimento - Tamarear” (CD)
2017 - “Dudu Lima - Clássicos” (DVD)  
2017 - “Dudu Lima - Som de Minas” (CD)

Com reconhecimento de crítica e cada vez mais alcance de público, Dudu Lima tem recebido críticas arrebatadoras e elogios em declarações a imprensa de grandes nomes da música brasileira e internacional como:

Milton Nascimento: “Quase caí duro quando o vi tocando contrabaixo”.

João Bosco:

“O Dudu é um excelente artista, um músico de altíssimo nível. Sempre que o Dudu Lima Trio me convida é um show bem interessante, exploramos caminhos musicais especiais”.

Stanley Jordan (guitarrista norte-americano):

“Dudu está entre os melhores contrabaixistas do mundo; tenho certeza que vai ter admiradores por toda a vida. E não apenas no Brasil, mas pessoas do mundo inteiro vão querer sua música sem sombra de dúvidas”

Leonardo Alcântara – Crítico musical / JazzMan

“Dudu Lima é um dos nomes mais importantes da atual cena instrumental brasileira. Minas Gerais, que sempre revelou personalidades ilustres, como Santos Dumont, Carlos Drummond de Andrade e Pelé, que encantaram o mundo exibindo criatividade e genialidade, hoje pode se orgulhar de Dudu Lima, um mineiro de “mão cheia”, que faz da sua arte, sua história. Ou seria o contrário?”

Erasmo de Roterdam – Crítico da MPBJazz

“Dudu Lima, baixista de primeira, quando abraça o baixo acústico percebe-se à distância que se trata de uma relação amorosa. Em todas as vezes que o vi, percebi um instrumentista possuído pela música; melhor dizendo, um músico que mostra, em cena, todo o romance que existe entre ele e a música. Amor sem pudores e correspondido”



© 2018 Gravatás Arte & Cultura - Todos os direitos reservados
A reprodução de qualquer conteúdo do site sem a expressa autorização do artista está passível das devidas sanções legais.